Estudar no conforto do lar talvez seja uma das melhores experiências para quem possui essa rotina.

No entanto, para ficar ainda melhor e estudar sem distrações, existem algumas dicas que podem ser seguidas. Confira a seguir!

1- Tenha uma área para estudar em casa

Ter uma área específica para estudar em casa e estabelecer uma rotina é muito importante. Seja sentado na grama sintética para jardim, na mesa da cozinha ou na escrivaninha em seu quarto, escolha um cantinho de sua casa para seus estudos diários. 

No entanto, uma dica muito boa para quem deseja fazer com que os estudos rendam, é não estudar na cama ou no sofá, pois, sem perceber, você vai acabar se distraindo e, ao querer descansar, vai deitar, ver TV, mexer no celular etc.

Outro ponto importante, é que além do tamanho do ambiente e do conforto, é crucial mantê-lo sempre limpo e organizado para que a experiência seja realmente aproveitada. Estudar em um local completamente bagunçado influencia e atrapalha negativamente a sua concentração.

2- Afaste tudo que possa te distrair

O maior dos desafios ao estudar em casa, é não se deixar levar pelas distrações que estão ao redor. Por isso, ao iniciar seu momento de estudos, afaste-se de tudo que possa atrapalhar o seu rendimento, como celular e televisão. Coloque o celular no modo avião, desative as notificações de WhatsApp e redes sociais e para se certificar de que realmente não irá pegá-lo, deixe-o distante.

Além disso, também é muito importante contar com o apoio dos outros moradores da casa, conversar com todos e explicar que durante o seu estudo, eles devem evitar interrupções e barulhos muito altos para não atrapalhar seu rendimento.

Quando se tem metas como passar em concursos ou vestibulares, por exemplo, o ideal é estudar um pouco pelo menos seis dias da semana, deixando um dia para descansar a mente. Então, você pode começar com uma hora e ir aumentando gradativamente, de acordo com a sua necessidade e disponibilidade.

Determine um horário para estudar de acordo com o seu perfil de produtividade e tenha em mente que, a partir daquele horário, o seu foco estará voltado cem por cento para os estudos e que só depois de terminar, poderá fazer outras coisas.

3- Utilize técnicas de concentração e produtividade

Outra ótima dica para fazer com que seus estudos rendam, é contar com técnicas de produtividade e gerenciamento do tempo, como a Pomodoro. 

A ideia dessa técnica consiste em você se dedicar ao estudo de forma concentrada em ciclos de 25 minutos — são, ao todo, quatro ciclos com direito a pausas de cinco minutos entre eles — e criar momentos de concentração e intervalos programados para descanso para que consiga ser realmente produtivo. Afinal, para que seja possível absorver os conteúdos estudados, a nossa mente precisa estar preparada e disposta para isso.

Essa é uma das técnicas mais eficientes para estudar em casa sem se distrair ou procrastinar, então vale a pena experimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *